COMO ESCOLHER A PROTESE DE MAMA

FTL_breast_01_cut_mod05.gif

DICAS PARA ESCOLHER SUA PROTESE DE MAMA

 

Dr. José de Faria

 

Um passo importante para o sucesso de uma cirurgia de prótese de mama (o termo mais correto é “implante” de mama) é a escolha da prótese de silicone. Com diversas opções de formato, volume, fabricante e até de revestimento, essa escolha costuma gerar muita ansiedade nas mulheres que pensam em colocar uma prótese de silicone em suas mamas.

 

Uma pessoa conhecida ou até mesmo aquela irmã com quem se tenha intimidade suficiente para se perguntar o tamanho da prótese de silicone, e que permita que se veja o resultado é um grande auxílio na escolha, certo?

 

Errado !

 

Com quase vinte diferentes fabricantes de prótese que fornecem para o Brasil, mais de vinte formatos diferentes de implantes, e as diferenças entre as mamas, densidades e formatos fazem com que essa escolha seja muito difícil sem a ajuda do especialista.

 

Supondo que o fabricante do implante daquela amiga seja exatamente o mesmo, e o tipo de prótese de silicone também o seja (formato, revestimento e volume), é praticamente impossível que as mamas sejam iguais em todas as características – o que certamente leva à confusão.

 

Como fazer então para que a escolha seja acertada ?

 

Os fatores chaves para o sucesso são: comunicação e informação.

 

É muito importante que seu cirurgião conheça bem os seus objetivos e que você saiba quais as possibilidades e limitações do seu caso. Fotos de mamas que você considere de formato bonito ou, ao contrário, que tenham características que você queira evitar costumam ajudar a condução da conversa. Apesar de esse método ser apenas uma ajuda para que se conheçam os limites e se “calibre” a linguagem entre cirurgião e paciente, pode auxiliar bastante na definição de limites, ainda que se saiba ser apenas uma ferramenta, e não um “modelo” a ser seguido.

 

Conhecer os tipos básicos de prótese de silicone existentes no mercado, assim como aquela(s) que o seu cirurgião pretende usar no seu caso é interessante, apesar de ser fundamental que se saiba que o formato do implante não determina diretamente o formato da mama, existindo vários outros fatores envolvidos, como o volume em relação ao volume da mama pré – existente, a elasticidade e qualidade da pele, o formato da mama no pré- operatório, o tipo de revestimento da prótese, a densidade e a coesividade do gel de silicone, além de diversos outros.

 

Dicas importantes:

 

1. Informe-se ao máximo sobre as opções disponíveis, para que a conversa com seu cirurgião seja o mais elucidativa possível

 

2. tenha muito cuidado na escolha do seu cirurgião – além de escolher um cirurgião com capacidade técnica e experiência comprovada, procure um cirurgião que “fale a mesma língua que você” – o entendimento das suas necessidades é tão importante quanto a ótima execução da cirurgia.

 

3. Procure informar ao máximo seu cirurgião sobre o que você gostaria para as suas mamas, e pergunte a ele sobre limites e riscos

 

4. Evite perguntar volumes e formatos de próteses de pessoas amigas e conhecidas – os implantes devem ser escolhidos para o ­seu caso, e o que é ideal para um caso pode não ser para outro (mesmo que pareçam semelhantes)

 

5. Lembre-se que seu Cirurgião Plástico é, antes de tudo, seu médico, e certamente a melhor pessoa para auxilia-la nessa conquista